logoSBBSIIazul

02 a 06 de outubro de 2017

Publicações e Normas para Envio dos Trabalhos Científicos

  • Os resumos só serão analisados para autores cujas inscrições forem efetivas, ou seja, quando o pagamento for realizado.  
  • Cada inscrito terá direito de submeter 2 (dois) resumos.
  • O envio dos resumos será feito por meio do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no período de 2 de Agosto a 15 de Setembro de 2017.
  • Projetos de pesquisa e resumos incompletos, sem a apresentação de resultados e conclusões não serão aceitos.

No ato do envio do trabalho o autor deve indicar a intenção de apresentação oral ou mostra de pôster. Os autores dos trabalhos selecionados para apresentação oral serão comunicados pelo e-mail informado no ato da inscrição.  Os textos serão analisados pela Comissão Científica cujos membros constam no site do evento. As cartas comunicando aceitação ou não serão encaminhadas por email ao endereço informado no ato da inscrição como autor correspondente.

1- Inscrição do autor

  1. ATENÇÂO: O autor inscrito que submeter o resumo é o responsável legal por todo seu conteúdo (incluindo área de submissão, título, nomes dos autores e orientadores, instituições etc). O SBBS é isento de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado através de qualquer meio de comunicação do evento (programa, atestado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor ou coautor;
  2. Para o trabalho aceito e publicado no caderno de resumos do II Simpósio Brasileiro de Biologia Subterrânea, será emitido um certificado eletrônico de publicação do trabalho, com o nome de todos os autores descritos no resumo, disponibilizado onlinepara ser acessado pelo inscrito que submeteu o resumo (que poderá disponibilizá-lo aos demais autores);
  3. Para o trabalho aceito e apresentado na seção oral será emitido um certificado eletrônico de apresentação do trabalho em nome do apresentador, também disponibilizado online;
  4. A apresentação oral deverá ser feita em slides e poderá conter planilhas, fotografias e tabelas. O tempo de apresentação será de 10 minutos, com tolerância máxima de 5 minutos. Serão reservados 5 minutos para perguntas.

2. Normas para confecção e preparação do resumo
 
  1. ATENÇÃO: Antes que o resumo seja enviado, sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de conteúdo e dados da pesquisa, dos campos do resumo (incluindo área, título, nomes dos autores e demais dados), pois NÃO será possível corrigir o resumo após seu envio;
  2. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido;
  3. O resumo deveser escrito em português e deverá conter somente texto;
  4. Não deve conter no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações, tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser colocados no pôster, se for o caso). 

2.1. Roteiro para preparação dos resumos:

O modelo para confecção do resumo pode ser baixado neste link

Os resumos deverão conter as seguintes informações:

  • Título;
  • Autores;
  • Filiações institucionais, endereços eletrônico e de correspondência;
  • Resumo;
  • Palavras chaves;
  • Apoio financeiro. 

Título: O título deve expressar exatamente o conteúdo do resumo, sendo limitado a 400 caracteres (incluindo espaços). Deve ser redigido com letras maiúsculas (exceto nomes científicos de espécies que deverão ser redigidos em letras maiúsculas e minúsculas). Fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, e centralizado.

Autores: Os nomes dos autores completos (sem abreviação) deverão ser redigidos em letras maiúsculas e minúsculas. Em caso de mais de um autor, os nomes deverão ser separados por vírgula (fonte Times New Roman, tamanho 11). Devem ser fornecidos a filiação de todos os autores e o endereço eletrônico somente do primeiro autor (fonte Times New Roman, tamanho 10). A instituição de origem de cada autor deverá ser identificada por número(s) sobrescrito(s) ao final do nome.

Resumo: O corpo do resumo deverá ser redigido de forma clara e objetiva, contendo uma introdução, com visão geral do tema tratado, objetivos do estudo, métodos utilizados, descrição e discussão dos resultados obtidos e as principais considerações ou conclusões. Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e contínuo, sem parágrafo, texto justificado, máximo de 2.500 caracteres, incluindo espaços, e com todas as margens ajustadas em 2,5 cm. Gêneros e espécies deverão ser grafados em itálico (após a inserção do texto do site). Não deverão ser apresentados gráficos, tabelas e referências bibliográficas. 

Palavras chaves: Informar 3 (três) palavras-chave que não estejam no título, sendo limitado a 50 caracteres (incluindo espaços). Fonte Times New Roman, tamanho 11. 

Apoio financeiro: indicar os agentes financiadores do estudo sendo limitado a 50 caracteres (incluindo espaços). Fonte Times New Roman, tamanho 11.

Normas para preparação do pôster:           

Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster deverão ser em painel com 0,90m x 1,0m. O pôster deve conter a logo do evento (lado direito) que pode ser baixado aqui

Os pôsteres devem conter o título do trabalho, autores, filiação e apresentação do resumo. É permitido conter tabelas, gráficos e imagens ou fotos.

Premiações para melhores trabalhos

Esta edição o Simpósio conta com uma novidade, o melhor pôster e a melhor apresentação oral serão premiados.

Premiação para melhor pôster:

Placa Alexandre Rodrigues Ferreira.

O naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira visitou e descreveu de forma sistemática inúmeras cavernas brasileiras. Ele foi de suma importância à espeleologia brasileira, visto que o primeiro mapa de caverna no Brasil foi realizado por ele, a Gruta das Onças- MT.

Premiação para melhor apresentação oral:

Placa Peter Lund.

Peter Lund é o precursor da paleontologia brasileira, além disso, também é considerado pioneiro na espeleologia brasileira, visto que realizou inúmeras pesquisas científicas e mapeamento das cavernas em nosso país.

As premiações levarão em conta a originalidade do trabalho, relevância da contribuição à biologia subterrânea, além da clareza e organização de exposição do conteúdo.

Membros da comissão científica:

Dr. Enrico Bernard

Dra. Érika Linzi Silva Taylor

Dr. Leopoldo Ferreira de Oliveira Bernardi

Dra. Lívia Medeiros Cordeio

Dra. Renata de Andrade