logoSBBSIIazul

02 a 06 de outubro de 2017

abel perez

Abel Pérez González

Possui graduação em Biología - Universidad de La Habana (1993), mestrado em Ecología y Sistemática Aplicada pelo Instituto de Ecologia y Sistemática (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado na mesma instituição (2008). É membro da Organización Argentina de Investigaciones Espeleológicas e espeleólogo da Sociedad Espeleológica de Cuba. Foi pesquisador do Institute Ecology and Systematic · Invertebrates em Havana (Cuba) de 1993 a 2000 e professor assistente na Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2008 a 2012. Desde 2012 é pesquisador do Museo Argentino de Ciencias Naturales "Bernardino Rivadavia" no setor de Aracnologia em Buenos Aires.

http://lattes.cnpq.br/3506071737539934

1Bruno da Silva Brandão Gonçalves

Possui graduação em Tecnologia em Saúde pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (2006) e mestrado em Física , Química e Neurociências pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2009). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica e Cronobiologia, com ênfase em Processamento de Sinais Biológicos, Modelagem de Processos Biofísicos, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia e ritmicidade circadiana.

http://lattes.cnpq.br/8272102951166673

 

ChristianeRamosDonato

Christiane Ramos Donato

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2008), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFS (2011), e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFS. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe, lotada no Colégio de Aplicação. Faz parte dos grupos de pesquisa Seminalis - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Intelectuais, Mídias e Educação Contemporânea (CNPq/UFS), BIOSE (CNPq/UFS) e ENTOMO-UFS: Entomologia da Universidade Federal de Sergipe (CNPq/UFS). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação da Natureza, Bioespeleologia, Educação Ambiental, Avaliação de Dinâmica Ambiental, Planejamento e Gestão Ambiental.

http://lattes.cnpq.br/1035573410272594

 

 

Diego Bento corte

Diego de Medeiros Bento

Graduado (2005), mestre (2011) em Ciências Biológicas (biodiversidade) e doutorando em Sistemática e Evolução (Padrões e Processos Evolutivos) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), coordenando a Base do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) no Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de espeleologia, bem como na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em zoologia e ecologia de invertebrados cavernícolas.

http://lattes.cnpq.br/6523092826116933

 

Douglas Zeppelini

Douglas Zeppelini Filho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (1993), mestrado em Biologia Animal - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1996) e doutorado em Entomologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é - professor titular (categoria prof. dr. c) da Universidade Estadual da Paraíba, Coordenador do Laboratório de Sistemática de Collembola e Conservação - consultor e colaborador no Illinois Natural History Survey, - consultor colaborador na The Nature Conservancy Of Arkansas, - revisor ad hoc para os periódicos Zootaxa (New Zealand) , - Revista Brasileira de Zoologia , - Systematics and Biodiversity (UK), - Biotemas, - Journal of Cave and Karst Studies (USA), - Lundiana, - Zoosystema (France) , - Subterranea Biology (USA), - Dugesiana, entre outros. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia e filogenia de Collembola e biologia da conservação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Sistemática e taxonomia de Collembola, Conservação de Collembola cavernícola, biologia da conservação e Sistemática filogenética.

http://lattes.cnpq.br/9831782694813481

guilherme correa

Guilherme Corrêa de Oliveira

Formado em Ciências Biológicas pela UFMG (1990). Fez doutorado pelo Dept. de Biologia da Texas A&M University, Estados Unidos (1995) e em seguida teve passagem pelo Dept. De Patobiologia da Texas A&M, pelo Dept. de Biologia da Universidade de York, Inglaterra e pela FIOCRUZ-Minas. É atualmente Pesquisador Titular do Instituto Tecnológico Vale onde lidera o grupo de Biodiversidade e Biotecnologia e Pesquisador Professor do Programa de Bioinformática da UFMG. É membro da Sociedade Brasileira de Genética, Parasitologia. Foi Presidente da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional e Diretor da Sociedade Internacional de Biologia Computacional. Sua área de atuação é em estudos moleculares e genômicos da biodiversidade da Amazônia.

http://lattes.cnpq.br/8563794592947521

heros

Heros Augusto Santos Lobo

Bacharel em Turismo (UAM-SP, 1999). Especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais (UFLA-MG, 2004). Mestre em Geografia (UFMS-MS, 2006). Doutor em Geociências e Meio Ambiente (Unesp/Rio Claro-SP, 2011). Professor Adjunto III na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Depto. de Geografia, Turismo e Humanidades, no qual atualmente ocupa o cargo de Vice-Chefe. Membro eleito para a gestão 2014-2018 do Quadro de Diretores da International Show Caves Association (ISCA). Tem experiência profissional prática e de pesquisa nas áreas de Turismo e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: áreas naturais protegidas, gestão de destinos e atrativos turísticos, ecoturismo, geoconservação, monitoramento microclimático e capacidade de carga turística.

http://lattes.cnpq.br/9405961078398915

IgorRodrigues

Igor Rodrigues Costa

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e especialização em Estudo de Impacto e Licenciamento Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009) . Atualmente é Analista ambiental da Sistema Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geociências.

http://lattes.cnpq.br/9229534212134377

Jocy

Jocy Brandão Cruz

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é Coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV/ICMBIO) desde junho de 2009, tendo sido coordenador da Base Avançada Compartilhada do CECAV no Rio Grande do Norte a partir de 1999. Tem desenvolvido pesquisa com cavernas no Brasil, com maior ênfase em metodologias de prospecção interna e externa, caracterização e topografia de cavidades subterrâneas, tendo como suporte as geotecnologias.

http://lattes.cnpq.br/1670536702521784

JAFerrari

José Antônio Ferrari

Geógrafo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Geociências (Geomorfologia) pela Universidade Federal da Bahia (1991), doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1997) e pós doutoramento no Laboratoire Souterrain do CNRS - França (1998). Atualmente é Pesquisador Científico VI do Instituto Geológico do Estado de São Paulo e Professor Colaborador do IGc-USP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente em geomorfologia e hidrologia cárstica, evolução de cavernas, modelagem 3D de sistemas subterrâneos, paleoclimatologia, análise morfométrica de terrenos cársticos e aplicação de traçadores fluorescentes em sistemas cársticos.

http://lattes.cnpq.br/7259019020556162

livia cordeiro

Lívia Medeiros Cordeiro

É graduada em Ciências Biológicas (bacharelado), Mestre em Ecologia e Conservação, ambos pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e Doutora em Ciências Biológicas (área Zoologia) pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência em biologia subterrânea, ecologia de comunidades aquáticas e terrestres, ecologia de populações de peixes subterrâneos, manejo e conservação da fauna cavernícola, biologia molecular e morfometria, atuando principalmente nas áreas cársticas da bacia do Pantanal. Tem interesse em zoologia, biologia comparada, biogeografia, filogeografia e conservação da fauna cavernícola brasileira.

http://lattes.cnpq.br/6644418826457241

luiz felipe

Luiz Felipe Moretti Iniesta

Graduado em Ciências Biológicas e Mestre pelo programa de Ecologia Aplicada, Universidade Federal de Lavras, UFLA. Atualmente, desenvolve projeto de Doutorado no Instituto de Biociências, USP, com as relações evolutivas e sistemática da família Pseudonannolenidae Silvestri. Possui enfoque de pesquisa em biologia e sistemática de diplópodes neotropicais (Arthropoda; Myriapoda; Diplopoda). 

http://lattes.cnpq.br/7585546672575774

 

 Marconi Souza Silvamarconi

Gradudo em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da vida silvestre, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutor pela Universidade Federal de Lavras com ênfase em mapeamento da biodiversidade subterrânea no Brasil. Tem experiência didática, de pesquisa e de extensão nas áreas de ecologia, conservação e manejo de ambientes subterrâneos, atuando principalmente em Ecologia de comunidades, Ecologia trófica, padrões temporais e espaciais de diversidade, educação e percepção ambiental, estratégias de uso, conservação e manejo de cavernas que se desenvolvem em rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.

http://lattes.cnpq.br/6691748910951477

MarcusPaulo

Marcus Paulo Alves de Oliveira

Bacharel em Ciências Biológicas e mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras. Sócio/Diretor da BioEspeleo Consultoria Ambiental. Possui experiência em estudos de invertebrados em sistemas subterrâneos de diversas litologias, como consultor e pesquisador. Participou de inventariamentos bioespeleológicos nas principais áreas em minério de ferro do país, tendo amplo conhecimento da fauna associada a estes ambientes. Também possui experiência em trabalhos sobre comportamento de invertebrados cavernícolas.

http://lattes.cnpq.br/1596794265472410

 

mariane soares

Mariane Soares Ribeiro

Possui graduação em Ecol

ogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2009) e Ciências Biológicas (2012) pela mesma instituição. Iniciou a vida profissional trabalhando com monitoramento de ictiofauna em sistemas hidrelétricos e desde 2010 dedica-se ao estudo de cavernas, atuando sob a ótica da biologia subterrânea. Faz parte, desde 2012, da ONG de pesquisas em espeleologia Guano Speleo. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Vertebrados da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

http://lattes.cnpq.br/6766535618486355

Muricelio

Maricélio de Medeiros Guimarães

Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras. Possui experiência em análise de impactos ambientais sobre a fauna silvestre, com experiência na execução e realização de estudos ambientais nos setores hidroenergético, ferroviário, de mineração e rodoviário. Especialista na Ordem Chiroptera (morcegos), trabalha com pesquisas relacionadas à fauna silvestre cavernícola e ao Patrimônio Espeleológico, atuando em estudos de levantamento e monitoramento de fauna silvestre cavernícola, caracterização da área de influência e do grau de relevância de cavernas.

http://lattes.cnpq.br/1761033553415565

mylene luiza

Mylène Luíza Cunha Berbert Born

Formada em Geologia pela Universidade de Brasília (1991) e Mestre em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998). Geóloga do Serviço Geológico do Brasil - CPRM desde 1994, atuando em geologia e hidrogeologia de terrenos cársticos, espeleologia, geoquímica ambiental e gestão territorial. 

http://lattes.cnpq.br/5840170525470536

patricio adriano

Patrício Adriano da Rocha

Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado em Ecologia e Conservação (Universidade Federal de Sergipe - UFS), Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) (Universidade Federal da Paraíba)e Pós-Doutorado pela UFS (PDJ/CNPq). Atualmente é Pós-doutorando PNPD/ CAPES no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da UFPB, Pesquisador associado ao Lab. de Mamíferos (UFPB), Professor Voluntário no Departamento de Ecologia (UFS) e Secretário Regional (Nordeste) da Sociedade Brasileira de Estudos de Quirópteros, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade, ecologia e conservação de mamíferos neotropicais, com ênfase em Chiroptera.

 http://lattes.cnpq.br/6650057505813155

 

 

Rodrigo

Rodrigo Lopes Ferreira

Biólogo formado na Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestre (1998) e doutor (2004) em Ecologia pela mesma universidade. Possui considerável experiência em fauna subterrânea, tendo executado diversos trabalhos em inúmeras regiões do Brasil e no exterior, onde já visitou cavernas em mais de 12 países. Sua principal especialidade é a ecologia e conservação de invertebrados subterrâneos.

http://lattes.cnpq.br/3035017013212273

 

 

 

 

valeria cunha

Valéria da Cunha Tavares

Ph. D. em Biologia, subprograma "Ecology, Evolution, Behavior and Systematics - EEB" (2008), convênio entre "City University of New York (CUNY) e "American Museum of Natural History - AMNH", ambas instituições em Nova Iorque, NY, EUA. Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (1999) e Bacharel em Zoologia de Vertebrados (1995), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Atualmente é pós-doutoranda vinculada ao PPG em Zoologia da UFMG, como docente e orientadora. Atua principalmente nos seguintes temas: Sistemática Filogenética de quirópteros (Mammalia: Chiroptera), revisões sistemáticas de mamíferos neotropicais, padrões de diversidade geográfica de morcegos neotropicais, inventários rápidos e de longa duração de morcegos neotropicais, análises de ecologia de comunidades de morcegos neotropicais, monitoramentos faunísticos, ecomorfologia e conservação de quirópteros.

 http://lattes.cnpq.br/8523405526648361

Enrico Bernard

Graduado em Ciências Biológicas pela FFCLRP USP, Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Doutor em Biologia pela York University, Canadá. Responsável pelo Laboratório de Ciência Aplicada à Conservação da Biodiversidade e Professor de Biologia da Conservação no Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. É orientador credenciado junto ao PPG em Biologia Animal/UFPE (Conceito 5 Capes). Atua nas áreas de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Conservação de Biodiversidade. É Bolsista de Produtividade Nível 2 do CNPq.

http://lattes.cnpq.br/9700792111588336